quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Colocação pronominal nas locuções verbais

Prezada Drª Norma,

Encontro-me em uma situação muito desagradável. Ao redigir uma carta não soube qual das frases a seguir seria a correta:

Vou lhe contar a novidade
Vou contar-lhe a novidade
Vou-lhe contar a novidade

Assim, dirijo-me a excelentíssima senhora, desejosa de que este dilema que assola meu coração se resolva. Pergunto-lhe: como proceder com a colocação pronominal quando utilizamos uma locução verbal? Vale a regra habitual? O pronome acompanhará o verbo auxiliar ou o principal?
Aguardo ansiosa suas palavras que certamente trarão resposta ao meu tormento.

Señora Duda

2 comentários:

  1. Prezada consulente,

    Examinando seu quadro, apresento-lhe o seguinte diagnóstico:

    As frases 2 e 3 estão corretas em relação à gramática normativa. O pronome oblíquo pode permanecer, ligado por hífen, depois do verbo auxiliar ou depois do principal (enclítico aos dois, portanto). Isso significa que estamos diante de uma situação facultativa, o que permite que você opte por “Vou-lhe contar a novidade” ou por “Vou contar-lhe a novidade”.

    Cabe uma consideração em relação à primeira frase: no Português falado (não escrito) pelos brasileiros, a próclise (colocação do pronome antes do verbo) ao verbo principal é a ocorrência mais comum. Tal fenômeno deve-se ao fato de que, no Brasil, os pronomes “átonos” têm valor semitônico quando pronunciados. Sendo assim, soará muito comum aqui, no discurso oral, se você disser “vou lhe contar um segredo”.

    Agradeço a confiança e espero ter curado sua dúvida,

    Dra. Norma.

    ResponderExcluir